Nova gestão no MPT-RJ

João Batista Berthier tomou posse como procurador-chefe do MPT-RJ

O procurador João Batista Berthier Leite Soares tomou posse hoje, 30 de outubro, como procurador-chefe do MPT-RJ.

A solenidade de posse contou com a presença do procurador geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; da desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), o desembargador José da Fonseca Martins Junior; do procurador geral de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Eduardo Gussem; e do vice procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela.

Também prestigiaram a cerimônia o superintendente regional do trabalho do Rio de Janeiro do Ministério da Economia, Alex Bolsas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional no Rio de Janeiro (OAB-RJ), Luciano Bandeira Arantes; o procurador regional do Trabalho e membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Vieira Caixeta; e o procurador do trabalho e presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa.

O procurador-chefe João Batista Berthier comandará a Instituição no biênio 2019-2021 ao lado do procurador Fábio Villela, que assume como vice procurador-chefe.

Currículo

João Batista Berthier Leite Soares atua como procurador do Trabalho desde 2001, após aprovação, em primeiro lugar, no 9º concurso nacional para ingresso na carreira de membro do Ministério Público do Trabalho.

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Estado (PUC-RJ), Berthier iniciou sua carreira como procurador do INSS, onde atuou de 1994 a 2001.

No biênio 2013/2015, atuou, como coordenador da coordenadoria de atuação em primeiro grau, da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região.

Foi vice procurador-chefe por dois mandatos consecutivos, tendo Fábio Goulart Villela como procurador-chefe.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir