• Informe-se
  • Artigos
  • Projeto sobre terceirização afronta Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

O negociado sobre o legislado

Por João Carlos Teixeira e Renan Bernardi Kalil*


A mídia tem divulgado diversas notícias sobre iniciativas que o atual governo interino estaria elaborando para reformar o direito do trabalho, sendo que uma das principais medidas seria a introdução do negociado sobre o legislado.


Afinal o que é negociado? E o que é legislado?

Continue Lendo

Imprimir

Breves considerações sobre as formas de atuação do Ministério Público do Trabalho

Por Fabio Villela*

O presente estudo tem por escopo tecer breves considerações sobre as principais formas de atuação do Ministério Público do Trabalho. Conforme a disposição contida no artigo 127, caput, da Constituição da República, o Ministério Público pode ser definido como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, a quem incumbe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Continue Lendo

Imprimir

Adolescentes e mundo do trabalho: Direito à profissionalização e inserção com dignidade

Por Fabio Villela, Robson Leite, Elisiane Santos, Dulce Torzecki*

Recente polêmica sobre trabalho infantil envolvendo boleiros em um clube de tênis localizado na zona sul do Rio repercutiu nos meios de comunicação. A confusão se estrutura e encontra respaldo em determinados setores da sociedade que defendem que “é melhor para o adolescente pobre estar trabalhando”, uma assertiva que é feita sem uma reflexão crítica sobre as condições em que essas atividades são realizadas. A justificativa é de que estariam protegidos e fora das ruas.

Continue Lendo

Imprimir

A Terceirização, o PL 4330 e o retrocesso social

Por Carina Rodrigues Bicalho*

É tempo de lutar para evitar o maior atentado ao Direito do Trabalho, que é o Projeto de Lei 4330. O PL pretende levar para o universo de trabalhadores terceirizados, hoje de 12 milhões no Brasil, outros tantos milhões que atualmente são contratados diretamente por seus empregadores. Essa finalidade está clara quando o PL permite a terceirização ampla e irrestrita, ou seja, em toda e qualquer atividade da empresa.

Continue Lendo

Imprimir

  • 1
  • 2